PERFUMARIA DO CERRADO

Pitanga

Nome científico: Eugenia uniflora

Pitanga” significa “vermelho-escuro” em Tupi.

 

Possui propriedades febrífuga e adstringente, vermífuga e antirreumática. As folhas da pitangueira possuem ação laxativa, calmante. O flavonoide presente ajuda na ação anti-inflamatória fortalecendo a imunidade. Apresenta propriedades medicinais antivirais, antifúngicas, antitumorais e analgésicas. O óleo essencial de pitanga é nobre e apresenta propriedades humectantes que melhoram a aparência geral da pele.

O óleo da pitanga é obtido pela destilação das folhas.

O aroma doce em geral é da preferência feminina.

 

Em “Óleos essenciais na culinária, cosmética e saúde”  Luiz Grossman aborda aspectos interessantes sobre esta planta.  Considerada a “Brazil Cherry” - cereja brasileira por ter no Brasil seu habitat natural. Graças à conhecida resistência a intempéries como ventos fortes e geadas e às qualidades analgésica, bactericida e antifúngica, entretanto, conquistou o interesse de outros países que expandiram o cultivo a outras regiões do planeta.

No nordeste do Brasil, o licor é muito apreciado, sendo conhecido como o cognac tropical, popularizado pelo pernambucano Gilberto Freyre em seu livro “Açúcar”.

IMG_2816.jpg

SAIÇÚ

Saiçú é a Linha de Perfumes com aromas preparados a partir de essências de plantas do Cerrado brasileiro: Pequi com manga, Buriti e Pitanga.

Saiçú significa Amor em Tupi-Guarani. Todo o nosso amor pelo Cerrado.

IMG_1915.JPG

© 2023 by Under Construction. Proudly created with Wix.com